Lojinha de Brinquedos: como montar

Veja tudo o que você precisa saber para abrir uma lojinha de brinquedos e fazer o negócio dar certo

Escrito por -


Montar uma lojinha de brinquedos pode ser um excelente negócio, visto que as crianças são um público sempre presente.

Embora existam novas tecnologias, os pequenos não abrem mão de um brinquedo, por essa razão o negócio tem tudo para se manter.

Mas, assim como todo empreendimento, para que o seu estabelecimento dê certo é preciso ter conhecimento sobre o negócio antes de investir.



Por esse motivo, vamos mostrar como é possível abrir uma lojinha de brinquedos tendo um bom suporte, para que saiba exatamente o que fazer. Acompanhe!

Abrir uma loja de brinquedos é um bom investimento? 

A primeira coisa que você deve levar em consideração para estabelecer se um negócio vale à pena ou não, é o seu público.

E como as crianças adoram receber presentes, o número de vendas sempre é um fator decisivo. Ainda mais em épocas como o Dia das Crianças e Natal.

lojinha de brinquedos
(Foto: Programa Avançar)

Sendo assim, pense em uma grande variedade de brinquedos, assim você evita mercadoria parada e conquista cada vez mais clientes.

Por estes fatores, é possível perceber que investir em uma lojinha de brinquedos vale muito à pena, pois tudo que vende bem é vantajoso! Enfim, pode ser considerado um dos negócios lucrativos 2020.

Como montar uma lojinha de Brinquedos?

Existem duas maneiras de montar uma lojinha de brinquedos, sendo que a primeira delas é abrir uma franquia, e a segunda é abri-la totalmente por conta própria.

No caso das franquias, você precisa de um investimento inicial, que depende da marca, que pode ser Zastra, Ri Happy ou tantas outras.

Mas, caso pretenda montar do zero, você precisará primeiramente de um ponto comercial, que tenha estrutura necessária para uma loja.

Depois disso, é preciso escolher a vertente que sua loja terá: brinquedos de madeira, clássicos, eletrônicos, jogos, ou qualquer que seja.

O próximo passo será adaptar o ambiente e deixá-lo lúdico para crianças, desta forma a atração dos pequenos é atraída e sua chance de vender é maior.

Tendo isto feito deverá começar a procurar por fornecedores dos brinquedos, a fim de garantir suas mercadorias.

O próximo passo será divulgar sua loja, para que todos a conheçam e possam comprar os presentes das crianças lá.

Confira a seguir alguns pontos importantes a serem analisados.

Local 

O local para a loja de brinquedos deve ser específico para este tipo de estabelecimento, a fim de que sua estrutura suporte o tipo de negócio.

Além disso, é importante garantir que seja um ponto com fluxo bom de pessoas, dessa forma terá mais vendas.

Caso seja um bairro com muitas crianças e idosos também é excelente, visto que os idosos costumam comprar presentes para os netos, e as crianças já pedem por si só.

Tendo estes elementos no local da sua lojinha de brinquedos, sua chance de sucesso torna-se maior.

Estrutura e equipamentos 

Dissemos no tópico anterior que a estrutura de uma loja de brinquedos deve ser específica, e com isso podemos falar do espaço físico e da disposição dos elementos do estabelecimento.

como arrumar uma lojinha de brinquedos
(Foto: homedecoration)

É preciso ter um local grande e com espaço para colocar prateleiras para os brinquedos, e que possibilite colocar um caixa para realizar as vendas.

Agora, tratando sobre equipamentos, deve-se pensar nas coisas básicas para uma loja, como máquinas de etiquetar, equipamentos para cobrança, balcão de atendimento, móveis do escritório, impressora, telefone, máquina de cartão, entre outros.

Lembrando que o espaço físico deve incluir o local de exposição dos produtos, circulação dos clientes de forma agradável, estoque, escritório de administração, caixa, sistema operacional, entre outros. Enfim, precisa ser uma loja organizada, onde você tenha total controle.

Documentação necessária 

Para montar um estabelecimento como esse são necessários documentos, e no caso de lojas são estes:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição estadual;
  • IPTU do imóvel;
  • Licença dos bombeiros;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Registro na Previdência Social.

Lembrando que isto pode variar de acordo com o porte e tipo da loja.

Investimento inicial para abrir uma lojinha de brinquedos 

É importante lembrar que o investimento inicial de um empreendimento depende do porte e tipo de loja também.

Sendo que quanto maior e mais sofisticado for, mais você terá que desembolsar, mas para uma loja simples, vale considerar os aspectos principais.

Com o básico do básico, que apenas fará a loja funcionar, você desembolsará por volta de 20 mil reais.

Mas, se você quiser incrementar mais ou investir em brinquedos mais sofisticados, saiba que isto aumentará um pouco.

Decoração 

A decoração de uma loja de brinquedos depende do público que pretende atender, sejam crianças menores ou um pouco maiores.

Mas, o que não muda é que loja de brinquedos deve chamar atenção, caso contrário as crianças não se interessarão.

Dessa forma, a decoração da loja deve ser com cores chamativas e elementos lúdicos, que mexam com o imaginário delas.

como montar de uma loja de brinquedos
(Foto: Mercearia Santa Terezinha)

Além disso, vale investir em um ambiente bem iluminado, assim todos se sentirão a vontade e poderão aproveitar melhor a experiência.

Tendo estes elementos de decoração, sua lojinha de brinquedos será um sucesso.

Fornecedores para loja de brinquedos 

Para montar sua loja você precisará de mercadorias, que serão conseguidas por fornecedores, a menos que você vá montar uma loja de brinquedos artesanais feitos por você.

Mas, se não for este o caso, vale conhecer opções interessantes, pois desta forma saberá a quem recorrer.

A primeira coisa que você deve pensar é no tipo de brinquedo que pretende vender, e assim procurar por um bom fornecedor.

Vale procurar as fábricas dos brinquedos, pois uma venda direta te garante descontos ainda maiores, que aumentarão seu lucro.

Outra opção são os atacados de brinquedos, que são lojas bem grandes, que vendem as mercadorias em grandes quantidades, o que faz o preço ser menor.

Dentre estas opções existem milhares, o que garante que você terá fornecedores sempre que precisar, e com as características necessárias.

Divulgação

A divulgação é uma parte muito importante para a criação de sua lojinha de brinquedos, já que é ela que chamará os clientes para comprarem.

Existem muitas formas de divulgar, indo desde panfletos, até por mídias digitais.

Por mídias digitais podemos entender televisão, rádio e até mesmo redes sociais, que é onde você atingirá o maior público.

Já se você pretender algo mais tradicional, os panfletos podem te ajudar bastante.

Além disso, vale fazer uma festa de inauguração, que chamará muitos clientes.

Seguindo estes métodos, montar sua lojinha de brinquedos será muito mais fácil, então aproveite as dicas!