Como montar uma loja virtual grátis: passo a passo

Antes de montar uma loja virtual, descubra se vale a pena esse tipo de negócio e como fazer sucesso na internet

Escrito por -


Muitas pessoas tem o desejo de trabalhar com comércio eletrônico, mas a maioria não sabe como montar uma loja virtual grátis para começar o negócio.

Muitos vêem a venda online como solução para renda extra, outros querem viver disso, e para estes é preciso ter ainda mais empenho.

Entretanto, é importante saber que, por mais que pareça algo bonito e promissor, este caminho é complexo e exige bastante comprometimento e conhecimento.



Mas, nada que não possa ser solucionado com algumas dicas de especialistas. Por isso, iremos lhe mostrar as informações mais relevantes sobre as lojas virtuais, mostrando se de fato vale à pena investir neste tipo de negócio. Confira a seguir!

Vantagens e desvantagens de montar uma loja virtual grátis

Para ter certeza de que a loja virtual é um bom negócio, é preciso antes de tudo conhecer os prós e os contras que se têm ao montar uma.

Assim como todo “investimento”, a loja virtual também pode trazer algumas questões, por mais que encontremos plataformas que possibilitem a abertura de páginas de vendas gratuitas.

como montar uma loja virtual
(Foto: Blog eCShop)

Conheça agora quais são as principais vantagens e também as desvantagens:

Vantagens

  1. Maior comodidade

Certamente a grande vantagem é o fato de ter mais comodidade, pois pode ser administrada em qualquer lugar, inclusive em casa.

Sendo assim, é uma excelente ideia para quem deseja uma renda extra, visto que pode chegar do trabalho e administrar a loja no tempo livre, enquanto descansa.

  1. Não é preciso investir inicialmente

Neste caso estamos falando especificamente sobre a opção de plataformas gratuitas, que lhe garantem a possibilidade de montar sua loja sem precisar gastar nada no começo.

Para isso, basta que você crie um perfil através das opções e requerimentos da plataforma, personalize de acordo com as possibilidades oferecidas e por fim cadastre os produtos que deseja vender.

Você não precisa pagar nada durante todo este processo, tendo apenas a taxa estipulada após a venda.

Lembre-se que é preciso conhecer bem a plataforma que está se cadastrando, pois assim é possível saber se esta lhe atenderá adequadamente neste primeiro momento.

  1. É possível vender com mais facilidade

Hoje em dia praticamente todo mundo usa a internet, e com isso comprar coisas online se tornou muito mais cômodo do que ter que ir até a loja comprar, por isso lojas virtuais vem fazendo grande sucesso.

Não é preciso ficar oferecendo de porta em porta, ou até mesmo colocar uma banca para vender, pois ter uma loja online garante muito mais praticidade.

como montar uma loja virtual grátis
(Foto: JN2)

Desvantagens 

Como nem tudo tem apenas vantagens, na loja virtual não é diferente, e podemos ver algumas, que não são necessariamente fatores que causem desistência, mas que merecem sua atenção.

Veja agora quais são estes:

  1. Taxas e planos

Muitas plataformas oferecem o cadastramento gratuito, mas em troca disto é preciso pagar taxas bem significativas, que podem ir até 20% do valor de sua venda.

Além disso, algumas oferecem serviços básicos apenas por planos, sendo necessário adquirir um, que em primeiro momento pode ser complicado para quem está começando.

  1. Demora em ter visibilidade

Devemos concordar que a internet está repleta de páginas vendendo coisas, e com isso você acaba se tornando uma pequena formiguinha neste mar gigante que é a rede, e para ter seus clientes, precisa ganhar visibilidade.

Por ter muita gente isto pode demorar, ainda mais quando você usa uma plataforma e não tem seu próprio site, pois esta divulga seus serviços, e não especificamente quem os oferece.

Neste momento é preciso ter paciência, então fique tranquilo.

Como montar uma loja virtual passo a passo?

Neste momento vamos falar sobre as plataformas prontas, uma vez que para começar um site do zero é muito mais específico e trabalhoso, além de possivelmente precisar de investimento.

Para começar, escolha uma plataforma para montar sua loja, lembrando que esta deve lhe oferecer visibilidade e boas condições, pois existem algumas que cobram taxas de vendas absurdas que ficam com todo o seu lucro.

Depois de fazer uma boa escolha, abra a plataforma e clique na opção que ofereça a criação de uma página (ou loja, depende da configuração do site).

Ao abrir esta tela você deverá fazer o seu cadastro, incluindo todos os dados solicitados, além de desenvolver um nome para sua loja virtual.

O próximo passo será desenvolver o visual do seu negócio, pois este é muito importante para adquirir clientes e fazê-los identificar com facilidade sua loja.

Escolha logos, papéis de parede e estilos de fonte bem personalizados, pois assim terá garantido um visual diferente de tudo que tem na plataforma.

Salve seu trabalho e depois comece a incluir seus produtos, que já devem ter imagens boas e uma descrição ideal para que o cliente saiba o que está comprando, além do preço.

Tendo isto feito sua loja estará pronta para ir ao ar, e então basta começar suas vendas, sendo que é possível alterar qualquer informação e design posteriormente!

Saiba ainda sobre os Negócios Lucrativos 2020 para ganhar dinheiro.

Se você optar uma loja virtual paga, confira algumas dicas para alcançar o sucesso:

Como montar uma loja online do zero passo a passo

 Como montar uma loja virtual de roupas

Como montar uma loja virtual no Instagram

Dicas de como abrir uma loja virtual de sucesso

Estes foram algumas dicas de como montar uma loja virtual, use seus conhecimentos para ter uma boa renda extra!