Como revender gás de cozinha legalmente

A localização e o bom atendimento serão pontos fortes do seu novo negócio

Escrito por -


Graças à grande demanda, muitas pessoas tem interesse em saber como revender gás de cozinha legalmente, como os conhecidos disk-gás. Por que, não é apenas comprar e revender – sem a autorização do Estado, essa simples revenda torna-se ilegal.

Independente da classe social, todas as pessoas utilizam gás de cozinha, cujo nome verdadeiro é gás liquefeito de petróleo, ou GLP. Mesmo com o aumento do número de casas e apartamentos com gás encanado, a grande maioria da população brasileira ainda utiliza o gás no botijão.

Hoje, lhe ensinaremos os passos necessários para revender gás de cozinha de forma legal.



Como revender gás de cozinha legalmente

As pessoas de todo o mundo consumem cerca de 200 milhões de toneladas de GLP todo ano. No Brasil, existem cerca de 21 distribuidoras e 48 mil revendedores legais, que trocam mais de 100 milhões de botijões por ano. Segundo o Sebrae, estima-se que 95% dos domicílios brasileiros utilizam esse tipo de serviço.

revendedora de gas de cozinha
O espaço precisa ser amplo e de acordo com as leis brasileiras (Foto: Jornal e Rádio Regional FM 98)

Antes de começar o processo de revenda, é importante fazer uma pesquisa local profunda. Faça pesquisas na sua prefeitura, procure por guias, veja estimativas do IBGE e associações de bairro para poder determinar exatamente seu público alvo. Visite também possíveis concorrentes diretos e identifique seus pontos fortes e fracos, para saber exatamente o que é preciso fazer.

Leia também sobre: Como revender Calçados Beira Rio

Como abrir uma revendedora de gás de cozinha

Uma revendedora de gás de cozinha não pode ser aberta em qualquer local. Além de questões simples, como facilidade de acesso, espaço para estacionamento e posição estratégica, o negócio de revenda de GLP precisa estar em conformidade com uma série de regras.

Como todo negócio, você precisará de um CNPJ, alvará de funcionamento e todas as questões já conhecidas. Existem uma série de leis que especificam como o comércio de combustíveis precisa ser feito, por isso confira a página do Sebrae que específica essas questões.

revender gas de cozinha
(Foto: O Alvoradense)

Veja mais: Onde comprar sapatilhas baratas para revenda

Revenda de gás de cozinha dá dinheiro? 

O investimento inicial varia de acordo com o tamanho, mas um preço padrão é de cerca de R$60 mil reais.

Uma das vantagens da revenda de gás de cozinha é que, segundo especialistas, o lucro líquido é quase que instantâneo. Segundo a Consigaz, uma das grandes distribuidoras, a margem de lucro média e de 28%.

Mas lembre-se: abrir um negócio não é fácil e, mesmo com um mercado grande como o de GLP, é necessário que se invista em divulgação e em um ótimo atendimento ao cliente.