Como precificar um produto para revenda

Trabalhar com revenda é um ótimo negócio para quem deseja flexibilidade. No entanto, é comum que os empreendedores iniciantes enfrentem problemas, como precificar um produto para revenda de maneira adequada.

Pensando nisso, listamos as estratégias de precificação mais eficientes no mercado e uma série de exemplos. Confira!

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Como precificar um produto para revenda corretamente?

Precificar um produto corretamente envolve cumprir uma série de etapas pré-venda. Veja quais são elas:

Como calcular o preço de uma mercadoria para revenda

Calcular o custo unitário

Sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja comprar grandes quantidades com preços atrativos são os comércios atacadistas. Porém, ainda que os produtos possuam valores baixos ou atrativos, é fundamental considerar todos os custos associados à compra, como taxas, frete ou deslocamento.

Considere despesas e impostos

Despesas e impostos não podem ser ignorados. Até mesmo as lojas virtuais têm gastos fixos e variáveis, e isso deve interferir no preço final do produto para que o retorno do investimento seja mais justo.

Nos marketplaces de sucesso, por exemplo, podemos encarar anúncios pagos e publicidade em geral como uma das despesas.

Analise a concorrência de mercado

Um dos maiores desafios para ser um revendedor de sucesso é conseguir cobrar um valor que seja atrativo ao consumidor ao mesmo tempo em que garanta uma boa margem de lucro. Para fazer isso com segurança, é necessário fazer uma análise dos valores já cobrados por outros vendedores.

Preços muito acima ou muito abaixo do usual transmitem insegurança ao consumidor. Logo, é preciso acompanhar concorrentes diretos e indiretos para não comprometer negativamente a sua reputação ou da empresa.

Estabeleça uma margem de lucro

Quando se trata de margem de lucro, diversas teorias entram em conflito. Porém, não é possível admitir uma como a mais eficiente. O fato é que uma margem de lucro consistente reflete a capacidade do vendedor em gerar resultado financeiro.

Em teoria, a margem de lucro deve ser resultado da soma dos custos e despesas subtraído e dividido pelo preço do produto e multiplicado por cem, conforme a fórmula  {[Produto – (Custos + Despesas)] / Produto]} x 100.

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Exemplo de precificação de produtos

Aprender como precificar um produto para revenda não é muito simples. Para tornar mais fácil, trouxemos um exemplo de precificação adequada:

Exemplo de precificação

Suponhamos que um revendedor de roupas possui uma loja física e custo fixo de R$800,00. Além disso, considere que ele adquiriu 400 produtos por R$40,00 cada, incluindo blusas, calças, vestidos e saias e custo variável de R$60,00 e que sua margem de lucro seja de 50%.

Para revender essas peças, será necessário que ele calcule o custo fixo por peça. Isto é, divida o valor total da compra (R$800,00) pela quantidade de produtos comprados (400), o que resulta em R$2,00. Entende-se que cada produto custou R$42,50.

Além disso, é preciso considerar o custo variável por unidade. Isso deve ser feito dividindo o custo variável (R$60,00) pelo número de produtos comprados (400). Nesse caso, o custo variável resulta em R$0,15 por peça, o que sugere um novo custo de R$42,65 para cada peça.

Com o valor de custo, que envolve tanto o custo unitário quantos as despesas do empreendimento, basta adicionar a margem de lucro definida para ter o valor de revenda. Nesse caso, R$42,65 + 50%, que resulta em R$63,97.

Espero que você tenha aprendido como precificar um produto para revenda. Compreender esse processo é essencial, mas se matemática não está entre suas habilidades, você pode contar com assistência de calculadoras de margem de lucro online e gratuitas.

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